Para quem procura destacar um espaço e ter um contraste visual à superfície, o efeito brilho é uma ótima opção. Com diversas opções de acabamento, essa técnica é versátil e funciona bem tanto em ambientes internos quanto externos.
Continue lendo este conteúdo para saber como fazer esse tipo de efeito na hora da pintura!
Como fazer efeito brilho na parede?
Você quer uma textura com um acabamento mais elegante? O efeito do brilho pode ser uma boa escolha. A formulação deste produto inclui cristais que garantem este resultado no que diz respeito aos pontos de luz.
E não acredite que isso significa que o Efeito Brilho só pode ser usado em espaços internos. Esse efeito também funciona em áreas externas e fachadas, garantindo a proteção contra umidade, além de secar rápido e ter boa aderência.
O resultado final é um revestimento mais duradouro e bem conservado.
Onde aplicar tinta com efeito brilho?
Durante a pandemia, o hall de entrada de uma casa tornou-se um ambiente mais valorizado. O costume de deixar casacos, bolsas e sapatos na porta da frente foi reforçado.
Portanto, por que não escolher uma decoração rica em detalhes que inclua uma parede com brilho? Outra aplicação para esse efeito pode ser, por exemplo, na parede da sala de jantar ou na sala de estar. A textura da parede cria um ponto focal na sala e dá-lhe uma atmosfera acolhedora.
Leia também: Tinta industrial: qual é a melhor opção para seu negócio?
Qual o nome da textura com brilho?
Os componentes do acabamento Suvinil Efeito Brilho conferem brilho à parede, realçam a textura e o fazem sem a necessidade de tinta de acabamento. Vale notar que, essa textura é hidrorrepelente, o que significa que evita a umidade de infiltrar e ainda tem uma boa durabilidade!
Confira logo abaixo o passo a passo para aplicar essa textura em uma parede!
Passo 1
Aplique uma pequena quantidade de sua cor favorita Suvinil Premium sobre a mesma cor da textura. Tenha em mente que a superfície deve ser devidamente nivelada com massa fina (reboco) ou massa acrílica; o Suvinil Efeito Brilho não corrige essas imperfeições.
Passo 2
Após a tinta secar (no mínimo 24 horas depois), aplique uma fina camada de Suvinil Efeito Brilho na parede, alisando o produto com uma espátula é uma desempenadeira de aço, retirando o excesso para deixar uma camada bem uniforme.
Passo 3
Em seguida, com a textura ainda úmida, passe a desempenadeira plástica em movimentos circulares para uniformizar e obter o acabamento perfeito.
Esta etapa é uma parte do sistema de pintura Suvinil Efeito Brilho e deve ser feita em etapas imediatamente após o uso da desempenadeira e espátula de aço durante o processo, e não esperar até terminar a aplicação.
Outra dica para aumentar mais o brilho dos cristais Suvinil Efeito Brilho, espere secar 100% (cerca de 24 horas), lave delicadamente com escova de nylon e água e espere até secar e pronto, isso remove o pigmento que está por cima dos cristais.
O que passar na textura para dar brilho?
Existe outra forma de dar um efeito brilho na tinta. É possível adicionar brilho e luz aos seus ambientes misturando bem o glitter seco com a tinta da parede ou do teto.
Não existe um método que garanta que o glitter se misture com a tinta, mas há algumas técnicas que podem ser usadas para evitar um brilho excessivo. Sua pintura com glitter será um sucesso com um planejamento cuidadoso e uma abordagem metódica.
Use tinta com glitter
O glitter é um elemento complicado que, apesar de se misturar com todas as suas roupas e materiais, pode não fixar na tinta. Para isso, use um glitter feito especialmente para ser usado na pintura, não um feito para artesanatos.
Opções de glitter, como cristais de granito, são compatíveis com muitas tintas e, portanto, são mais simples de misturar, usar e manter. Você pode também colocar uma camada transparente com glitter em uma parede que já pintou, para ficar mais definido.
Faça a medida do glitter
Dado que você pode ver o glitter misturado e ter uma ideia de sua saturação, pode parecer bastante simples adicionar glitter à tinta sem se preocupar com a quantidade.
Mas é crucial saber quanto adicionar à tinta que você usou na primeira vez se precisar de uma segunda demão de tinta ou precisar consertar algo mais tarde devido a um acidente inesperado.
Use um copo medidor ou uma colher para fornecer a quantidade ideal de cada vez.
Faça o teste
Faça uma aplicação de teste em uma pequena parte da parede antes de usar tinta glitter para decorar completamente o cômodo. Com este teste rápido, você pode avaliar o nível de brilho depois que a tinta secar e se a tinta vai precisar ou não de mais ou menos glitter por galão.
Para este teste, misture uma pequena quantidade de tinta e glitter para que você não precise comprar uma nova lata de tinta se colocar muito glitter. Tome nota das medidas para mantê-las depois.
Máquina de mistura
Não é fácil misturar tinta com as mãos, e fica mais difícil trabalhar com tinta glitter e produzir um acabamento uniforme. Você pode fazer sua própria mistura antes de iniciar a pintura, se tiver uma furadeira elétrica e um rolo para tinta.
Outra opção é visitar a loja de reforma do seu bairro e pedir que a loja misture o glitter na tinta mecanicamente lá. Você pode misturar rapidamente a mistura com as mãos quando estiver pronto para começar a pintar; vale lembrar que a maior parte do trabalho será feita pela máquina de mistura.
Por fim, caso este conteúdo tenha sido útil para você, aproveite para compartilhar com os seus amigos que também desejam uma textura diferente para as paredes de suas casas!
Leia também: 8 cuidados ao trabalhar com pintura metalizada