Tinta industrial: qual é a melhor opção para seu negócio?

a tinta industrial serve para proteger equipamentos da indústrial e a planta da fábrica contra interpéries

A tinta industrial contém ingredientes específicos para proporcionar maior durabilidade e resistência. Ao contrário das tintas para residências, que muitas vezes só protegem contra intempéries e efeitos temporais.

Ou seja, tais tintas também oferecem proteção contra deterioração química, corrosão mecânica, ação abrasiva, etc. Continue lendo este conteúdo para entender mais sobre o assunto, quais são os tipos e as vantagens desse tipo de tinta!

Qual a melhor tinta industrial?

Veja logo abaixo quais são algumas opções de tinta industrial.

Epóxi

As tintas epóxis tendem a ter uma resistência muito alta ao desempenho físico e químico. Devido à sua fraca proteção UV, são mais adequados para superfícies que não estão em contato com o sol.

tinta epóxi é usada para pintura em fábricas e indústrias

Poliuretano

As tintas de poliuretano possuem excelentes propriedades anticorrosivas. Devido à sua resistência à luz violeta, são frequentemente utilizados como tintas de acabamento, tornando-as altamente recomendadas para ambientes externos.

Esmalte sintético

Os esmaltes sintéticos possuem maior resistência às condições atmosféricas moderadamente agressivas e tem uma boa resistência à radiação solar.

Outros tipos

Juntamente com os mencionados acima, existem outros produtos exclusivos disponíveis para determinados tipos de estruturas. Por exemplo, as tintas antichamas são essenciais para proteger os materiais de acabamento e revestimentos, evitando a propagação do fogo e retardamento de curto prazo de um incêndio.

Para ambientes e superfícies que geram calor entre 300°C e 600°C, aconselha-se escolher produtos que resistam a altas temperaturas.

Quais os tipos de pintura industrial?

  • Pintura eletrostática;
  • Pintura naval;
  • Pintura intumescente;
  • Pintura com airless.

Para que serve tinta industrial?

a pintura periódica em equipamentos da fábrica previne a corrosão da ferrugem equipamentos

Você sabia que a corrosão faz com que, em média, 30% da produção mundial de ferro e aço seja perdida? Por exemplo, em 2019 o Brasil gastou R$ 290 bilhões (4% do PIB) em manutenção de corrosão.

Esses dados, incluídos em uma pesquisa realizada pela Nexa Resources, destacam a importância das pinturas industriais. É o método mais comum para parar o processo corrosivo de superfícies de aço.

Pois, um dos materiais de construção mais essenciais é o aço. Ele pode ser encontrado em uma variedade de materiais de construção usados com frequência, incluindo chapas, tubos, cabos, barras, perfis e telhas metálicas.

Ele se distingue por uma liga à base de carbono e ferro com um teor de ferro de 95% ou mais. O custo do aço é baixo, porém é suscetível à corrosão quando em contato com o meio ambiente.

Diante disso, a pintura industrial é fundamental, pois previne a corrosão e aumenta a durabilidade das superfícies metálicas. Trata-se de uma técnica vital que aumenta a segurança da construção civil.

Como funciona a tinta industrial?

A tinta que usamos para pintar as paredes têm mais do que a intenção de embelezar o ambiente. É também uma maneira de defender a estrutura da casa contra forças externas que podem danificá-la de várias maneiras, desde danificar as paredes ou até destruir toda a estrutura da casa.

Portanto, a tinta é uma preparação que geralmente é líquida e usada para revestir as superfícies. O objetivo da tinta industrial é o mesmo dessas tintas comuns de paredes, com uma diferença fundamental: protege grandes estruturas, bem como substratos, podendo ser metálicas, de vidro, de cimento ou outro material.

Ou, em outras palavras, o principal objetivo da tinta industrial é manter a superfície intacta pelo maior tempo possível, além de protegê-la. E nem toda pessoa ou máquina pode aplicar esse tipo de tinta a uma superfície de maneira adequada.

Para prestar este tipo de serviço é necessário ter as ferramentas adequadas e, sobretudo, a certificação pessoal. Entre as superfícies que mais recebem tinta industrial, é possível citar:

  • Máquinas e equipamentos;
  • Estruturas metálicas;
  • Ônibus;
  • Fundições e siderúrgicas;
  • Implementos rodoviários (como as linhas que dividem as pistas de um asfalto);
  • Agrícolas e marítimos. 

Além disso, sempre é possível observar o uso de tintas industriais na área de manutenção industrial, que é exatamente aquela superfície que já foi pintada, mas que requer supervisão constante para evitar qualquer tipo de desgaste.

Quais são as vantagens da tinta industrial?

O processo chamado de pintura industrial pode fornecer uma série de vantagens, tais como:

  • Proteção anti corrosão em estruturas metálicas;
  • Aplicação de tintas e cores claras refletivas, reduzindo a perda por evaporação de líquidos voláteis;
  • Melhoria no aspecto estético;
  • Possibilidade de sinalização através da variação de cores na pintura;
  • Reduz a aderência de partículas na estrutura metálica;
  • Impermeabilização;
  • Fácil manutenção.

Como fazer pintura industrial?

Além de ser diferente das tintas tradicionais, esse tipo de tinta é mais caro, pois exige mão de obra especializada para ser manuseado. Como ninguém vai comprar um desses materiais para aplicar em um domingo de sol, como acontece com as tintas para as paredes de uma casa, é comum encontrar empresas que vendem tintas industriais em um pacote que inclui aplicação e manutenção do produto.

Além disso, devido a preocupações ambientais, a tinta industrial tornou-se muito menos prejudicial ao meio ambiente ao longo do tempo. Hoje em dia, além de sua eficácia contra bactérias e microorganismos, também tende a ser mais ecologicamente correta, com menos resíduos químicos do que no passado.

O pré-tratamento e a execução são as duas fases cruciais no processo de pintura industrial. Depois, se inicia as etapas de pintura, que são:

  • Aplicar a tinta líquida à base de resina epóxi convencional;
  • Aplicar novamente a tinta líquida à base de resina epóxi sem solvente;
  • Logo após, aplicar um tipo de tinta líquida a base de resina poliuretano;
  • Aplicar outra camada de tinta sobre a superfície, dessa vez usa-se etil silicato de zinco ou tintas ricas em zinco;
  • Para tornar mais eficiente, aplica-se resinas específicas para o procedimento;
  • Depois, se aplica uma tinta líquida sobre a superfície metalizada;
  • E, por último, é feita a pintura interna da tubulação e dos equipamentos.

Por fim, agora que você já sabe o que é uma tinta industrial, para que serve e qual a sua importância, não deixe de compartilhar este conteúdo com os seus amigos que também possam se interessar!

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdos Relacionados