8 cuidados ao trabalhar com pintura metalizada

A pintura metalizada garante uma estética nova e colorida para a decoração, prolonga a vida útil da peça e ainda é uma opção sustentável

Fazer uma pintura metalizada é mais simples do que você imagina! Um revestimento de tinta em uma peça metálica garante uma estética nova e colorida para a decoração, prolonga a vida útil da peça e ainda é uma opção sustentável.

Você está planejando renovar alguma superfície metálica mas não sabe como? Confira logo abaixo algumas dicas úteis!

 

 Como fazer pintura em metal?

Saber pintar metal é um desafio para muitas pessoas. Pois, há uma enorme diferença entre as outras superfícies que recebem pintura e metal.

Mas você deve entender que não precisa passar por esse tipo de problema. Na verdade, usando a técnica adequada, você pode pintar metais facilmente, mantendo a qualidade desejada.

Isso é possível usando algumas técnicas simples que qualquer pessoa pode colocar em prática! Veja logo abaixo:

1. Materiais para pintar metal

Antes de começar a pintar metal, é preciso ter todos os materiais. Você vai precisar de:

Os materiais usados na pintura metalizada é um dos cuidados mais importantes, mas é preciso estar atento a outros pontos

2. Prepare o seu ambiente para a pintura e use material de proteção

Se possível, escolha um ambiente bem ventilado e bem iluminado. Use papelão e fita crepe para cobrir a área onde sua pintura será feita para protegê-la. 

Coloque seus óculos de proteção, luvas e sapatos fechados; esses itens são essenciais para sua segurança ao trabalhar com esse tipo de pintura.

3. Preste atenção ao procedimento de preparação

O seu resultado será determinado de acordo com o seu nível de preparação com a superfície metálica. Sendo assim, não aplique a tinta em uma superfície suja, em mau estado ou danificada sem antes tomar as precauções necessárias.

Lixe toda a superfície, prestando mais atenção a quaisquer cantos ou fissuras. Se você não uniformizar todo o espaço, a cor ou o brilho da camada irá descascar imediatamente.

Se a superfície tiver parafusos ou porcas, você deverá lixar manualmente. Mas você sabe por que esse processo é importante?

De um modo geral, o metal pode ter requisitos de ferro e tinta que podem reduzir a adesão de uma nova camada de tinta. Há grandes chances de que a pintura não saia como desejado se esses componentes não forem removidos.

Após a finalização do lixamento, o metal acaba adquirindo mais ranhuras, o que naturalmente aumenta a adesão da tinta. De preferência, use uma lixa d’água de 360 graus para criar porosidade na superfície.

Se você não consegue identificar a ferrugem dos metais, é porque eles estão com graxa. Sendo assim, remova a graxa com um desengraxante para garantir que a tinta tenha a adesão adequada durante a pintura.

Depois de usar o desengordurante, limpe bem a área com um pano para garantir que não haja resíduos.

4. Após lixar a superfície, você deverá usar o Thinner

Ele precisa ser usado imediatamente após lixar o metal. Para isso, pegue um pano limpo, aplique Thinner nele e deslize-o por toda a estrutura metálica que será pintada.

Depois de fazer isso, espere cerca de 30 minutos antes de misturar o metal de novo. Isso garantirá a eficácia adequada do Thinner.

5. Aplique um produto anticorrosivo

O próximo passo é aplicar um primer anticorrosivo apropriado para o metal que será pintado após toda a ferrugem ter sido removida e a superfície estar completamente limpa. Ele serve para proteger superfícies metálicas internas e externas.

Devido à propensão do metal à corrosão, ele se tornará menos suscetível aos efeitos do tempo com a aplicação adequada do fundo em cada superfície.

O mais popular nessas situações é o zarcão, produto que protege e previne problemas de ferrugem em paredes ou objetos metálicos. O tempo médio para a secagem é entre 4 a 24 horas.

Outra excelente opção é o fundo para galvanizado. Ele incentiva a aderências de rachaduras nas superfícies de aço galvanizado, chapas zincadas, etc. Além disso, o acabamento é fosco e, embora a secagem do toque ocorra após 2 horas, a secagem final normalmente ocorre após 24 horas.

6. Faça uso de esmalte sintético

Uma das melhores opções para pintar ferro, alumínio e outros tipos de superfícies metálicas é o esmalte metálico. Ele tem forte resistência à perda de cor e excelente adesão. 

Com isso, pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos e está disponível em diversos acabamentos e cores.

7. Escolha um bom dia e horário para pintar em metal

Nunca aplique produtos com temperaturas superiores a 30°C ou inferiores a 10°C, ou com um nível de umidade maior que 80%. 

Além disso, o ideal é evitar o período de tempo pouco antes do meio-dia. Com isso, o melhor horário para começar a pintar é no início do dia ou antes do final do dia.

Faça seu trabalho em áreas com boa circulação de ar. E não se esqueça de sempre usar a máscara de proteção ao aplicar produtos à pistola.

8. Hora de pintar

Na verdade, usando a técnica adequada, você pode pintar metais facilmente, mantendo a qualidade desejada.

Dilua a tinta seguindo todas as instruções da embalagem. Depois de transferir a mistura de tinta para uma bandeja, você deve aplicá-la em toda a superfície do metal.

Use uma trincha para pintar os pequenos detalhes e cantinhos, e um rolo para as áreas maiores. Aconselhamos aplicar de duas a três camadas de tinta, lembrando sempre de respeitar o intervalo de pelo menos duas horas entre as camadas.

Nas outras demãos, você deve continuar seguindo sempre o mesmo sentido do rolo da primeira demão, para que a pintura tenha um acabamento agradável e uniforme.

Depois de todas as camadas, espere até a secagem final, por pelo menos cinco horas, e logo sua peça de metal terá uma aparência nova, adorável e durável!

Se você conseguir seguir todos esses passos para pintar metal, suas pinturas serão muito mais fáceis de seguir, mais simples e fornecerão melhores resultados. E não esqueça de compartilhar com os seus amigos também!

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdos Relacionados