9 maneiras de evitar a corrosão do metal pela umidade do ar

A corrosão do metal é um fenômeno natural que normalmente resulta de reações de oxidação-redução ou corrosão eletroquímica. Nesse processo, os materiais sofrem desgastes devido à ação de agentes naturais, como o gás contendo oxigênio no ar.

O processo de corrosão da palha de aço usada para lavar utensílios de cozinha é um exemplo de corrosão diária que acontece.

O que é corrosão?

O termo “corrosão” refere-se ao processo de destruição total, parcial, superficial ou estrutural de uma substância específica provocada pela ação do meio ambiente. 

Como dito acima, é um fenômeno natural que precisa de três coisas para acontecer: umidade, uma superfície de metal e uma substância oxidante chamada aceptor de elétrons.

O processo de corrosão altera a superfície reativa do metal, ou seu óxido, hidróxido ou sulfeto, para um estado mais estável. A ferrugem é um tipo de corrosão muito comum.

São possíveis numerosos efeitos prejudiciais da corrosão no metal. Estruturas metálicas que sofrem corrosão tornam-se instáveis, o que pode levar a acidentes como desmoronamentos. Desta forma, mesmo uma pequena corrosão requer reparos e manutenção o quanto antes!

Como podemos evitar a corrosão dos metais?

Nenhum metal está 100% salvo da ameaça de corrosão. A boa notícia, porém, é que existem algumas formas bem práticas de evitar a corrosão do aço, confira logo abaixo!

1. Proteção catódica

Esta técnica envolve energizar os metais protetores e transformá-los em cátodos para interromper os processos corrosivos. Essa energização pode ser realizada com o auxílio de metais como zinco e magnésio. 

Outro meio de fazer essa proteção é através da utilização de uma corrente impressa, que reduz o potencial de oxidação da estrutura por meio de uma fonte externa de corrente elétrica.

2. Proteção anódica

Ao contrário da proteção catódica, a proteção anódica transforma o metal em ânodo. Para isso, é aplicado um fluxo contínuo de metais passivados (ou metais capazes de formar uma película protetora contra o óxido). Como resultado, esta película evita o contato direto entre o metal e os agentes oxidantes.

3. Inibidores de corrosão

Os inibidores são substâncias que se adiciona em poucas quantidades a um metal para reduzir e retardar a oxidação. Essas substâncias tornam-se filtros protetores dessa maneira.

As quatro categorias de inibidores de corrosão são as seguintes:

  • Os catódicos;
  • Os anódicos;
  • Os de adsorção;
  • E os de fase vapor (uma proteção temporária contra a umidade ao transportar e estocar).

4. Pintura Industrial

A pintura industrial é uma das técnicas anticorrosivas mais populares do mercado, ainda mais quando se fala em proteção do aço. Além disso, grande parte dos revestimentos de tintas industriais consistem em três camadas distintas de tinta: uma camada de base, uma camada intermediária e uma camada de acabamento, proporcionando maior proteção ao material.

5. Metal de sacrifício

Como a finalidade dos metais sacrificados é essencialmente atuar como um meio oxidante que absorve os danos do meio ambiente, ao invés do metal, esta técnica de proteção é frequentemente utilizada em compartimentos e cascos de navios.

O zinco e magnésio são dois exemplos muito usados para essa finalidade.

6. Ligas metálicas especiais

Uma das principais características de algumas ligas metálicas, como o aço inoxidável (74% aço, 18% cromo e 8% níquel), é que não sofre corrosão. Isso ocorre porque o cromo e o níquel formam óxidos que previnem a corrosão do metal, ao mesmo tempo em que inibem a ação do oxigênio e da umidade atmosférica.

7. Revestimentos metálicos

Também é possível usar revestimentos metálicos como medida de proteção contra corrosão. Esses reparos envolvem essencialmente a colocação de um pedaço de película entre o meio corrosivo e o metal que precisa de proteção. Sendo um exemplo bem conhecido deste método a galvanização.

8. Galvanização

o processo de galvanização protege ligas metálicas

A galvanização é um método de proteção utilizado para evitar a ferrugem. É feita através de galvanização por imersão em água quente ou galvanoplastia.

Neste procedimento, o objeto de ferro ou aço é revestido com uma fina camada de zinco. Isso evita que o oxigênio e a água corroam o metal abaixo, mas o zinco também funciona como um “metal de sacrifício”. O ferro é menos reativo que o zinco, que se oxida no lugar do objeto de ferro.

9. Evite o contato com a água

Métodos mais simples de prevenção de corrosão envolvem não permitir que a água se acumule nas juntas de metal, agindo como uma barreira ao ar atmosférico ou permitindo que a água escorra entre as placas. Caso não seja possível interromper completamente o fluxo de água, a sugestão é criar trincas nas conexões para drenagem.

Consequências da Corrosão para a Indústria

Entre as principais maneiras pelas quais a corrosão pode prejudicar seus negócios estão as seguintes:

  • Degradação e contaminação de seus produtos, resultando em danos tanto pela perda quanto pela diminuição do valor;
  • Perda de propriedades significativas dos materiais afetados, como condutividade elétrica em contato, transmissão de calor pela superfície e obstrução dos túbulos por produtos formados durante o processo corrosivo;
  • Superdimensionamento de equipamentos ou itens que devem resistir aos efeitos da corrosão ou substituição de peças corroídas;
  • Perda de resistência mecânica e falhas provocadas pela diminuição da espessura do metal;
  • Perda de eficiência e paralisação da operação de equipamentos essenciais ao seu processo;
  • Risco à vida dos funcionários por falhas estruturais em sua fábrica. Um exemplo seria a perfuração de tubos e tanques, que podem conter substâncias nocivas à saúde e até mesmo ao meio ambiente.

Como você pôde ver neste conteúdo, há diversos meios de contornar a corrosão do aço. Verifique local de aplicação do metal para saber qual solução é a melhor para evitar a corrosão.

E aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e com os seus amigos!

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdos Relacionados